terça-feira, 25 de setembro de 2007

Coitadinho ou Guerreiro?

Hoje divago sobre um pensamento de Dalai Lama:

"É durante as fases de maior adversidade que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a si mesmo e aos outros".

Nos momentos de adversidade qual a sua postura em relação a vida? De maldizer a vida, a Deus, as pessoas, ao clima, ao seu time de futebol que perdeu uma partida, ao governo, reclamando, reclamando e reclamando ou fazer a sábia pergunta: O que é que a vida está querendo me dizer?

Com toda certeza ela está nos sinalizando algo, algo que precisamos aprimorar, algo que precisamos crescer.

Se tivermos esse pensamento positivo em relação as dificuldades que passamos e que enfrentamos, com toda certeza, as adversidades serão suaviadas, tornando-se menos densas, permitindo que possamos ver a situação sobre o prisma da positividade, abrindo nossa mente, aguçando nossa criatividade, re-equilibrando nossas forças em prol da solução do problema.

Nada de ter uma postura de querer a compaixão das pessoas, Ô coitadinho, como sofre ...
Ou do tipo, não sei por que isso acontece sempre comigo, Ô vida ! Ô céus ! não mereço isso ...

Então quando estiver em adversidade, se pergunte: O que é que a vida está querendo me dizer?

Começe já a prática deste exercício, pois somente praticando aprendemos realmente !

Paz e iluminação!

4 comentários:

Alexandre M. Lima disse...

Eu não costumo perguntar o que a vida está querendo me dizer, eu simplesmente ultrapasso o obstáculo com todas as minhas forças. :-)

Rosinha Lima disse...

Há um tempo eu postei no blog sobre a reação que o homem costuma ter com seus problemas. Muitos gritam, xingam, questionam o problema ao invés de procurarem pela solução. Porque todo problema tem uma solução, só é preciso saber encontrá-la.
:)

Geovana disse...

A cada dia venho amadurecendo esse questionamento e buscando ajudar mais quem batalha e menos quem pede. Todos nós nos lamentamos em algum momento, mas só quando ouvimos o lamento dos outros é que percebemos o quanto isso é chato e não leva a nada!

Valeu por colocar meu blog na sua listinha!

Anônimo disse...

É importante nos conhecermos melhor para sabermos qual dos caminhos estamos tomando em nossas vidas.
Cada um de nós tem um tempo de aprendizado e maturação.
Certamente, aqueles que batalham por uma vida melhor, estarão construindo o caminho para um futuro melhor, ao passo que, os que se acomodam, entregando sua vida ao destino, terão como resposta as lamentações futuras.