quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Extorsão Legalizada !



Podemos definir extorsão como a prática de se conseguir dinheiro ou quaisquer outros bens de uma pessoa que tem problemas ou negócios que não podem ser conhecidos por mais ninguém.

Vendo um comercial da financeira BMG, amplamemte divulgado na mídia e em horários nobres, querendo extorquir os míseros trocados dos aposentados, muitos deles que já sustentam, filhos preguiçosos, netos sem escrupulos e tantos outros parentes aproveitadores, fico estarrecido, perplexo diante do que vejo. Não vou me adaptar, já diz os Titãs, e para se viver no Brasil tem que ser um Titã mesmo !

Com os lucros nunca visto na história deste País, os bancos e financeiras oferecem dinheiro a rodo ! farto e abundante como se jorrasse da terra a juros morbidos !!!!!

Um dia isso irá mudar ! Acredito !

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Uma Mensagem ...




"A paz de Deus esteja com todos.
Neste pequeno texto desejo exprimir todo o meu amor ao outro, um amor incondicional que visa apenas o bem.

Se no seu jardim não existem flores, perfumadas e coloridas é porque você não esta tratando bem dele, não esta regando-o , nao esta adubando-o corretamente e diariamente.

Cuide mais do seu jardim para que ele floreça abudantemente e encante as pessoas que por ele passar."




Felicitações Natalinas !



Nada como o Natal para a atmosfera da Terra ficar empregnada de bons pensamentos, pensamentos de renovação, de amor e de esperança ...


Um mês de reflexões sobre o ontem e uma busca avída por um melhor amanhã ...


Desejo um Natal dentro de nossas possibilidades atuais com muito entendimento, harmonia e integração.


Um forte abraço !

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Só Rindo !



Eis o titulo de uma matéria no site do Terra: Casal descobre ser amante um do outro na web e se divorcia, http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1920421-EI4802,00.html


Onde vamos chegar? Que tipo de relações estão sendo construídas pelos jovens no futuro?


Lamentável ver o Homem não ser capaz de expressar seus sentimentos, expressar todo seu amor por outra pessoa ...


Somos livres para amar, Prontos para amar e infelizmente não amamos ...


terça-feira, 30 de outubro de 2007

Sociabilidade - Palavra de ordem



"Se você se sente só é porque construiu muros em vez de pontes"

Phillips Brooks


Somos seres eminentemente sociais, que busca o convívio com outros. O ser humano não é uma ilha para viver isolado.


Por medos, culpas, timidez e outras tantas causas, construimos muros, impedindo e afastando as pessoas para bem longe. Uma forma de defesa e de covardia diante da vida.


Assumamos que somos seres em evolução, imperfeitos e deixemos que seu EU experimente o erro, a não aceitação. Arrisque mais, viva mais intensamente a vida.


Construa pontes, faça novas amizades, socialize-se !

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

O que é melhor?



O que é melhor: Ganhar uma briga ou ser feliz?

Quantas vezes discutimos com quem amamos pelo simples fato de não querermos dar o braço a torçer? Não podemos perder a briga !!!!

Quantas vezes deixamos de se colocar no lugar do outro e enxergar que estamos equivocados tão quanto o outro ... É o tal do Orgulho !

Não vou baixar a guarda senão ele(a) monta ! Frase popular e emblemática que caracteriza uma pessoa orgulhoso!

Perdemos tempo e mais tempo discutindo, brigando, só pra ter a "razão" quando poderíamos estar dedicando este tempo para amar o outro, para rir, para compartilhar, ver o lado bom da vida a dois, em família ...

Melhor é ser feliz mesmo !

Quando estiverem discutindo, pergunte ao si mesmo e ao outro, O que é melhor, ganhar uma briga ou ser feliz ?!

Paz e luz

Brevidade da Vida



Inicio minha escrita com um pensamento de Sêneca:
"Cada um se lança à vida, sofrendo da ânsia do futuro e o do tédio do presente".

Qual a melhor atitude diante da vida?

Sofremos pelo futuro que virá e esquecemos de viver o presente, de torná-lo mais interessante, cheio de vida, resultado, tornamos o nosso presente muitas vezes parado.

Vivamos o presente, pois nem no futuro e nem no passado podemos agir!

Paz e luz

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Ernesto Guevara Lynch de la Serna



Completa hoje 40 anos da morte de Che...

Morreu em La Higuera, Bolívia 9 de Outubro de 1967.

Um idealista, um sonhador que buscava a libertação moral das pessoas, não importando o País, Continente, Raça ou religião.

Nem todos perceberam ou percebem a importância das palavras e da luta de Che. Como disse St. Exupéry: "Só se vê bem com os olhos do coração. O essencial é invisível aos olhos"

Viva Che! Viva la Revolucion !!!!!

Abaixo alguns pensamentos de Che:

“O verdadeiro revolucionário é movido por grandes sentimentos de amor.”

“Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um Revolucionário.”

“Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.”

A Roda viva da vida

A roda viva da vida é ciclica e só termina quando partimos para o outro plano.
Buscar entender seu processo e seu ciclo, nos ajuda a sofrer menos e aprender mais.

Assim como o planeta Terra que gira a vida segue um movimento similar. As vezes estamos bem, financeiramente e consigo mesmo ... As vezes estamos em crise.

Ah santa crise ! Ela nos faz recomeçar ! É preciso resignificar nossas práticas, ampliar nossa visão sobre a vida, aprender com ela e não sofrer tanto.

Paz e luz

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Caminhos do coração

Para os que me conhecem um pouco, sabem que amo musica e sou musical em muitos comentários que faço. Pois bem! Aqui comento sobre um trecho da musica do grande poeta Gonzaguinha, Caminhos do Coração.

Realmente é uma das letras mais bonitas que tive oportunidade de estar em contato. Senão vejamos este trecho:

"E aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente
Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas"

Sábias palavras, de uma consciência e humildade provinientes dos inspirados. Dependemos do outro para nos validar, dependemos do outro para aprender, crescer, ensinar.

Devemos manter nossos corações abertos para as tantas, muitas pessoas diferentes que passam por nossas vidas diariamente nos ensinando lições preciosas e gratuitas, basta termos olhos de ver e ouvidos de ouvir, ouvir e ver usando nossa percepção e nossa intuição.

Traçe seus caminhos ouvindo o seu coração, receita infalível para tornar a vida mais suave e prazerosa.

Um abraços a todos!

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

O Poder da Validação

Compartilho com todos um texto, na sua íntegra, que gosto muito. Leiam com atenção, com amor e sem preconceitos. Vamos praticar a Validação?

O Poder da Validação

Todo mundo é inseguro, sem exceção. Os super-confiantes simplesmente disfarçam melhor. Não escapam pais, professores, chefes nem colegas de trabalho.

Afinal, ninguém é de ferro. Paulo Autran treme nas bases nos primeiros minutos de cada apresentação, mesmo que a peça que já tenha sido encenada 500 vezes. Só depois da primeira risada, da primeira reação do público, é que o ator se relaxa e parte tranqüilo para o resto do espetáculo. Eu, para ser absolutamente sincero, fico inseguro a cada novo artigo que escrevo, e corro desesperado para ver os primeiros e-mails que chegam.

Insegurança é o problema humano número 1. O mundo seria muito menos neurótico, louco e agitado se fôssemos todos um pouco menos inseguros. Trabalharíamos menos, curtiríamos mais a vida, levaríamos a vida mais na esportiva. Mas como reduzir esta insegurança?

Alguns acreditam que estudando mais, ganhando mais, trabalhando mais resolveriam o problema. Ledo engano, por uma simples razão: segurança não depende da gente, depende dos outros. Está totalmente fora do nosso controle. Por isso segurança nunca é conquistada definitivamente, ela é sempre temporária, efêmera.

Segurança depende de um processo que chamo de "validação", embora para os estatísticos o significado seja outro. Validação estatística significa certificar-se de que um dado ou informação é verdadeiro, mas eu uso esse termo para seres humanos. Validar alguém seria confirmar que essa pessoa existe, que ela é real, verdadeira, que ela tem valor.

Todos nós precisamos ser validados pelos outros, constantemente. Alguém tem de dizer que você é bonito ou bonita, por mais bonito ou bonita que você seja. O autoconhecimento, tão decantado por filósofos, não resolve o problema. Ninguém pode autovalidar-se, por definição.
Você sempre será um ninguém, a não ser que outros o validem como alguém. Validar o outro significa confirmá-lo, como dizer: "Você tem significado para mim". Validar é o que um namorado ou namorada faz quando lhe diz: "Gosto de você pelo que você é". Quem cunhou a frase "Por trás de um grande homem existe uma grande mulher" (e vice-versa) provavelmente estava pensando nesse poder de validação que só uma companheira amorosa e presente no dia-a-dia poderá dar.

Um simples olhar, um sorriso, um singelo elogio são suficientes para você validar todo mundo. Estamos tão preocupados com a nossa própria insegurança, que não temos tempo para sair validando os outros. Estamos tão preocupados em mostrar que somos o "máximo", que esquecemos de dizer aos nossos amigos, filhos e cônjuges que o "máximo" são eles. Puxamos o saco de quem não gostamos, esquecemos de validar aqueles que admiramos.
Por falta de validação, criamos um mundo consumista, onde se valoriza o ter e não o ser. Por falta de validação, criamos um mundo onde todos querem mostrar-se, ou dominar os outros em busca de poder.

Validação permite que pessoas sejam aceitas pelo que realmente são, e não pelo que gostaríamos que fossem. Mas, justamente graças à validação, elas começarão a acreditar em si mesmas e crescerão para ser o que queremos.

Se quisermos tornar o mundo menos inseguro e melhor, precisaremos treinar e exercitar uma nova competência: validar alguém todo dia. Um elogio certo, um sorriso, os parabéns na hora certa, uma salva de palmas, um beijo, um dedão para cima, um "valeu, cara, valeu".
Você já validou alguém hoje? Então comece já, por mais inseguro que você esteja.

Stephen Kanitz
Artigo publicado na Revista Veja, edição 1705, ano 34, nº 24, 20 de junho de 2001, pág.22

Que País é esse?

Pois bem, começo minha divagação musical com um trecho da letra do grande e inesquecível Renato Russo e a Legião Urbana:

"Na Favela no Senado, sujeira pra todo lado, ninguém respeita a constituição mas todos acreditam no futuro da nação, Que País é esse, Que País é esse ..."

Um País sem memória, um País que não se respeita, um País com Gestores governamentais incompetentes e sem qualificação básica, sem ética ou com as suas éticas tendenciosas.

Sou a favor de concurso público para Vereador, Deputado e Senador, exigindo escolaridade superior minima para galgar um cargo público.

Na letra da Plebe Rude, "Até quando esperar a plebe ajoelhar esperando a ajuda de Deus" . Até quando vamos ficar nesta inércia própria do brasileiro, o pacífico, o povo da paz, o povo inerte e muitas vezes alienado ...

E a letra da Plebe continua "Com tanta riqueza por ai onde é que esta, cade sua fracao?"
Desde da época do então Ministro Delfim Neto, o homem do bolo, lembra da sua notória frase? "Vamos esperar o bolo crescer para dividirmos ele com todos" , até hoje esperamos, esperamos e esperamos o bolo crescer, brasileiro é tão paciente !!!!

E os Paralamas do sucesso, no auge da década de 90, mais precisamente 1995, com os 300 Picaretas, inspirado em Lula o então revolucionário idealista, o Che Guevara do agreste, que dizia na sua letra:

"Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou São trezentos picaretas com anel de doutor
Eles ficaram ofendidos com a afirmação
Que reflete na verdade o sentimento da nação É lobby, é conchavo, é propina e jeton
Variações do mesmo tema sem sair do tom Brasília é uma ilha, eu falo porque eu sei
Uma cidade que fabrica sua própria lei
Aonde se vive mais ou menos como na Disneylândia
Se essa palhaçada fosse na Cinelândia Ia juntar muita gente pra pegar na saída"

Será que mudou alguma coisa ? Será ? Será ? Será?

Para encerrar minha divagação musical transcrevo a letra adptada por Lobão do clássico de Chico Buarque, O que será que será, sob o título de Peidei Peidei, não deixa de ser uma letra jocoso mas com um cunho político de mobilização muito grande.
Um grande abraço aos meus leitores!

"Oh , quem peidar quem peidar / que tire o cu da reta e nao demore / com a mao amarela , se inocente / que sem prova concreta nao dah pra pegar / e todos os trambiques irao te salvar / com todos os auxilios da presidencia / e todo beneficio da leniencia / e todos os decretos que te aliviam / pois quem nao tem vergonha quando chafurdar / nem sente desespero por coisa alguma / e que nao tem decoro ,pois nunca terah / porque que nao tem castigo

Oh quem peidar quem peidar / que apague a luz dos aeroportos / pra debaixo do tapete todos os mortos / e vem gente me pedindo : relaxa e goza / colhendo os impostos para a mesada / na eterna incompetencia do governante / mostrando com orgulho a falcatrua / na dança do larapio que ganha a rua / enquanto que a gente a se perguntar / aonde eh que a gente entao vai parar / e se nao tem remedio, por que implorar / a quem nao dah ouvido

Oh quem peidar quem peidar / desfaça o flagrante dos mensaleiros / e faça um desagravo pros brasileiros / eh soh um feriado que a gente esquece / se benza duas vezes com a mao na massa / com cara de enlevo ninguem vai notar / triplique o dinheiro pra olimpiada / com a cara de tacho que te consagra / no proximo vexame ninguem vai notar / nao ha merecimento nem nunca haverah / por que ninguem exige nem exigirah / vossa cabeça a premio"

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Coitadinho ou Guerreiro?

Hoje divago sobre um pensamento de Dalai Lama:

"É durante as fases de maior adversidade que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a si mesmo e aos outros".

Nos momentos de adversidade qual a sua postura em relação a vida? De maldizer a vida, a Deus, as pessoas, ao clima, ao seu time de futebol que perdeu uma partida, ao governo, reclamando, reclamando e reclamando ou fazer a sábia pergunta: O que é que a vida está querendo me dizer?

Com toda certeza ela está nos sinalizando algo, algo que precisamos aprimorar, algo que precisamos crescer.

Se tivermos esse pensamento positivo em relação as dificuldades que passamos e que enfrentamos, com toda certeza, as adversidades serão suaviadas, tornando-se menos densas, permitindo que possamos ver a situação sobre o prisma da positividade, abrindo nossa mente, aguçando nossa criatividade, re-equilibrando nossas forças em prol da solução do problema.

Nada de ter uma postura de querer a compaixão das pessoas, Ô coitadinho, como sofre ...
Ou do tipo, não sei por que isso acontece sempre comigo, Ô vida ! Ô céus ! não mereço isso ...

Então quando estiver em adversidade, se pergunte: O que é que a vida está querendo me dizer?

Começe já a prática deste exercício, pois somente praticando aprendemos realmente !

Paz e iluminação!

domingo, 23 de setembro de 2007

O que une suas idéias?

"A coisa mais importante não é o número de ideias reunidas no nosso espírito, mas sim o que as une "
Titu Maiorescu - Roménia[1840-1917]

Divago hoje sobre esta frase de um grande pensador, pouco conhecido, mas com pensamentos profundos que nos faz pensar.

Temos idéias a cada miléssimo de segundo, todos os dias, durante toda nossa vida. Temos todos os tipos de idéias que resumo em dois tipos: As idéias Construtivas e as Destrutivas.

A primeira alavanca nossas vidas, nos nutre de energia boa, faz com que vibremos em uma frequência de amor, paz, serenidade... Ah! a paz interior... Como ela é importante para nosso sucesso, para que sempre tenhamos visão ampliada e límpida da vida.

A segunda paralisam nossas vidas, emana da nossa alma pensamentos que congelam nosso crescimento, enquanto Ser , atinge todas as esferas da nossa vida, vai do profissional ao pessoal.

Idéias positivas e negativas sempre teremos, sempre mesmo ... Mas o que as deve unir?
A balança deve ser sempre maior no lado das idéias positivas para mantermos nossa serenidade e paz interior mas se começarmos a fazer o exercício quando tivermos idéias negativas, já que é inevitável por ser inerente ao Ser Humano, de pensar macro, pensar grande, tentar enxergar o lado bom das idéias negativas, vê-la como um processo de aprendizagem constantes e crescimento contínuo, podemos pensar negativamente, sentir emoções ruins mas logo em seguida compreender a razão destas idéias e unir essas idéias negativas com um toque de amor, tolerância e amor a si mesmo e ao próximo as idéias construtivas nos fará mais felizes e serenos.

Como diz a musica interpretada por Zizi Possi, "Tudo é uma questão de manter, a mente quieta a espinha ereta e o coração tranquilo"

Pensem nisso, reflitam sobre a possibilidade de iniciar este exercício agora ! Pois ele não é de fácil implementação.

Paz e iluminação a todos !

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Os Pilares da Vida

Considero que temos três pilares de sustenção na vida: A família, A Religião e o Trabalho.

Essa tríade, ou seja conjunto de três coisas extremamente interrelacionadas, tendem a equilibriar ou desequilibrar nosso dia a dia.

Cabe ressaltar que religião a que me refiro não cita uma ou outra religião mas a essência da palavra Religião = Religar a Deus, a força maior, o Pai de Jesus, O Pai dos Pais, enfim essa energia que sabemos existir, para quem acredita, mas que não a entendemos.

Saber estar equilibrado nesta balança da vida, é o grande desafio de nós pobres mortais que caminham nesta passagem de hoje aqui na Terra.

As vezes estamos bem em família, em harmonia, mas longe da religião e extremamente insatisfeitos com nosso trabalho, isso gera desequilibrios psíquicos que causam doenças, pensamentos ruins, afeta nossa auto-estima, nossa auto-imagem e nossa auto-confiança.

Podemos estar bem na Religião, em sintonia com o alto, bem no trabalho, prosperando mas em conflito em família. Nossos corações estarão em aflição e não estaremos em paz mas continuaremos equilbrados na balança da vida pois temos dois elementos que compensam o desequilibrio da balança da vida.

Quando dois ou os três elementos estão em conflito, sem harmonia, é momento de reflexão interior, devemos buscar novamente este equilibrio, precisamos de pelo menos dois destes elementos em equilibrio para nos sentirmos em paz e capazes de continuar nossa caminhada neste mundo de provas e expiações.

Optemos pela aprendizagem pelo amor, dando amor, recebendo amor ao invés do aprendizado mais requisitado por nós, o aprendizado pela dor ...

Se queremos, Nós podemos ... Sempre !!!!!

The Secret - O Filme

Boa indicação. Um filme que aborda de forma bem interresante, com exemplos, o quanto é importante ter pensamentos positivos e não somente tê-los mas acreditar que os mesmos vão se tornar realidade, ter fé.

Claro, ninguém é bobo em acreditar que somente acreditando, tendo pensamentos positivos e tendo fé as coisas vão acontecer. Esses ingredientes são importantes para alcançar o sucesso e prosperidade mas não tudo ... É preciso muito trabalho, com planejamento, com ética, honestidade, perseverança e força de vontade para calgar um melhor amanhã.

É isso por enquanto !

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

A Gênese

Pensamentos Positivos atraem acontecimentos bons, Saúde, Pessoas que vibram em boas frequencias, realizações, sucesso e felicidade.
Pensamentos negativos somatizam emoções ruins de forma intensa que fazem com que o nosso corpo adoeça ...
Aquilo que pensamos e que passamos a acreditar, com fé, dentro de nosso interior, acontece.
Vamos somar, multiplicar os pensamentos positivos a fim de que possamos irradiar energias renovadoras de paz atingindo a todos !